Deutsche Fußball Bundesliga Blog BR

Blog sobre o futebol na Alemanha em todas as suas vertentes e divisões. História, curiosidades, atualidade. Bundesliga, 2. Bundesliga, 3. Liga, Regionalliga, Oberliga.

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Os troféus "Viktoria" e "Meisterschale"


























De 1903 a 1944, o grande campeão alemão ficava com o troféu Viktoria (imagem esquerda), ou "Viktoria Meisterschaftstrophaee", doado pelo príncipe Wilhelm da Prússia. Originalmente, o troféu seria ofertado alternadamente ao campeão alemão de futebol e ao campeão alemão de rugby. Como o futebol tornou-se o principal esporte na Alemanha, o troféu então ficou em poder da DFB.

O último time a ganhar o Viktoria foi o Dresdner SC ao bater por 4:0 o clube da força aérea Luftwaffen SV Hamburg, no Olympiastadion, em Berlim, em 1944.
Devido a confusão causada pela Segunda Grande Guerra, o troféu desapareceu. Décadas mais tarde ele foi encontrado no cofre de um banco na Alemanha Oriental. Um torcedor do Dresdner SC o havia depositado lá para maior segurança, esperando preservar o troféu. Depois de encontrado, o troféu voltou para a DFB. Enquanto isso, um novo troféu havia sido produzido em 1949, o Meisterschale (imagem direita), apelidado de "prato de salada".
Portanto, o primeiro campeão do pós-guerra, 1. FC Nürnberg, em 1948, não levou o Meisterschale.

O Meisterschale original tem o diâmetro de 50 cm e valia aproximadamente 18.000 marcos alemães (aprox. US$ 12.000). De acordo com a DFB, o valor atual do troféu é aproximadamente 50.000 marcos alemães (US$ 34.000).

O troféu original é feito de 5,5 kg de prata e possui cinco turmalinas grandes e onze pequenas, tendo ao todo 175 quilates. O troféu foi desenhado por Elisabeth Treskow, da Escola de Artistas de Köln.

O nome de todos os campeões alemães desde 1903, começando portanto pelo VfB Leipzig (atual 1. FC Lokomotive Leipzig), estão esculpidos no prato.




Em 1981, o prato tornou-se pequeno para futuras inscrições e então um anel de prata teve que ser acrescentado por baixo, sendo preso ao troféu original com cintas de prata. Este anel de prata aumentou 45 mm o aro original e é ornamentado com cinco turmalinas-cabochons de 71 quilates, cada uma coberta de ouro e fixa entre os novos pratos de inscrições.

Deste modo, espaço suficiente foi adicionado para esculpir os nomes dos futuros campeões por mais 30 anos. O artista que desenhou e produziu o "novo" Meisterschale foi o ferreiro Adolf Kunesch, de Rodenbach.
Após alargado, o troféu possui agora um diâmetro de 53 cm e pesa aproximadamente 11 kg.

Clique aqui para ver o Meisterschale em mais detalhes!


Imagens:
fc-koeln.de
zinnversand.de

1 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial