Deutsche Fußball Bundesliga Blog BR

Blog sobre o futebol na Alemanha em todas as suas vertentes e divisões. História, curiosidades, atualidade. Bundesliga, 2. Bundesliga, 3. Liga, Regionalliga, Oberliga.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

DFB-Pokal - Achtelfinale

Fim da Winterpause, reinício do DFB-Pokal!
Ontem e hoje foram disputadas as Achtelfinale (Oitavas-de-final) do DFB-Pokal.

Não houve muita surpresa, a não ser pela classificação inédita do SV Wehen-Wiesbaden às quartas-de-final e o estrondoso 1:5 que o FC Bayern deu no outrora poderoso VfB Stuttgart em plena Stuttgart.

Na Viertelfinale (Quartas-de-final) estarão seis clubes da Bundesliga (Hamburger SV, Schalke 04, Bayern München, Bayer Leverkusen, Werder Bremen e VfL Wolfsburg) e dois da 2. Bundesliga (FSV Mainz e SV Wehen).

Segundo a dfb.de, o sorteio das quartas-de-final será realizado no próximo domingo.

Eis os resultados da Achtelfinale:

Hamburger SV |3:1| 1860 München
44' [1:0] Olic
78' [2:0] Olic
84' [3:0] Olic
86' [3:1] Bierofka


Carl Zeiss Jena |1:4| FC Schalke 04
19' [0:1] Farfan
66' [0:2] Farfan
67' [1:2] Schembri
71' [1:3] Rakitic
90' [1:4] Kuranyi


SC Freiburg |1:3| FSV Mainz 05
47' [0:1] Bungert
64' [0:2] Bancé
71' [1:2] Krmas
80' [1:3] Soto


VfB Stuttgart |1:5| Bayern München
14' [0:1] Schweinsteiger
16' [0:2] Ribery
43' [0:3] Toni
55' [0:4] Schweinsteiger
59' [0:5] Zé Roberto
84' [1:5] Gomez


Bayer Leverkusen |3:1| Energie Cottbus
12' [1:0] Helmes
29' [2:0] Kadlec
43' [3:0] Renato Augusto
90' [3:1] Skela


Borussia Dortmund |1:2| Werder Bremen
11' [1:0] Frei
62' [1:1] Almeida
80' [1:2] Pizarro


Karlsruher SC |0:1| SV Wehen Wiesbaden
73' [0:1] König

VfL Wolfsburg |5:1| Hansa Rostock
58' [1:0] Grafite
65' [2:0 Bülow] (Eigentor)
68' [2:1] Fillinger
79' [3:1] Gentner
86' [4:1] Grafite (Elfmeter)
90' [5:1] Grafite

Marcadores: , , , , , , , ,

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

1997/98: FCK escreve a história da Bundesliga

Outra reprodução traduzida do site oficial da Bundesliga. Desta vez sobre uma das maiores façanhas da história do futebol alemão: o título do recém-promovido 1. FC Kaiserslautern em 1997/98. Façanha que o TSG Hoffenheim pode repetir em 2008/09.


Olaf Marschall carrega o Meisterschale: artilheiro e principal responsável pelo título


1997/1998: FCK escreve a história da Bundesliga

"Este título é a maior realização jamais conquistada no futebol alemão". Com este comentário superlativo, Günter Netzer comentou a conquista do 1. FC Kaiserslautern na temporada 1997/98 e a reconheceu como a mais surpreendente conquista da história dos esportes alemães.

O FCK, recém promovido da 2. Liga, conquistou o Meisterschale - ao todo, pela quarta vez - e com este título histórico secou as lágrimas de toda uma região que, dois anos antes, teve que lidar com o rebaixamento do tradicional clube.

Notícia de Duisburg

O "conto de fadas" tornou-se realidade no dia 2 de maio. Os "Roten Teufel" derrotaram o VfL Wolfsburg por 4:0 na penúltima rodada e o outro candidato ao título, Bayern München, apenas empatou sem gols com o MSV Duisburg: o título estava decidido.

"Os últimos 30 segundos até o apito final foram os mais longos da minha vida. A incerteza foi pior do que todo o esforço da temporada. E então chegou a notícia redentora de Duisburg", lembra-se o então atacante do FCK, Olaf Marschall, que, com 21 gols na temporada, foi o principal responsável pelo título.

Wolf, treinador do Wolfsburg: "a mais bela derrota"

Até mesmo o então treinador do VfL Wolfsburg, Wolfgang Wolf, ri das lembranças das indescritíveis cenas de comemoração no Betzenberg. "Foi a mais bela derrota que eu, como profissional, poderia permitir", confessa o antigo jogador do Kaiserslautern¹.

O título foi, ao mesmo tempo, a última conquista que Fritz Walter, ídolo do FCK, pôde celebrar. Em junho de 2002 o capitão de honra da seleção alemã veio a falecer. Walter acompanhou com entusiasmo toda a temporada, porém, acompanhava poucos jogos ao vivo.

O capitão da seleção campeã mundial de 1954 estava realmente orgulhoso do seu FCK e do treinador Otto Rehhagel: "Rehhagel realizou um excelente trabalho. Este título é único no futebol alemão. Pelo clube, por Kaiserslautern, por Pfalz e por todo o sudoeste."

Pfalz em bebedeira

As festividades pelo surpreendente título duraram mais do que uma semana e se estenderam até a última rodada, em Hamburg. Centenas de milhares de torcedores do FCK festejaram por toda Pfalz com festas espontâneas, carreatas e fogos de artifício. A região estava em alegria coletiva.

O Bayern, que dois anos antes havia demitido Rehhagel, começou a temporada perdendo para o recém-promovido Kaiserslautern de Rehhagel por 0:1. "Parabenizo o FCK e Otto Rehhagel, contra os quais lutamos até o fim com todo o coração", disse o então manager do FCB, Uli Hoeneß. Também o técnico Giovanni Trapattoni, que naquela temporada proporcionou o lendário "Flasche leer" ("garrafa vazia"), pronunciou-se, junto de Hoeneß, para a imprensa: "O Kaiserslautern tornou-se merecidamente o campeão".


¹Wolf foi jogador do Kaiserslautern de 1976 a 1988


Clique aqui para ler a matéria original

Clique aqui para ver a classificação antes da última rodada

Clique aqui para ver a classificação após a última rodada

sábado, 17 de janeiro de 2009

1991/92: Eintracht fracassa na última rodada

Reproduzirei aqui, traduzido e sem nenhuma adição, a matéria publicada no site oficial da Bundesliga sobre a dramática (vergonhosa e escandalosa) última rodada da temporada 1991/1992, mais conhecida na Alemanha como "Skandal von Rostock" (o escândalo de Rostock).


1991/1992: Eintracht fracassa na última rodada

Lágrimas de fúria, xingamentos e o árbitro Alfons Berg como vilão: para o frustrado campeão alemão Eintracht Frankfurt o dia 16 de maio de 1992 se tornou um dos dias mais amargos da história do clube.

"Trabalhamos um ano inteiro por um objetivo e terminamos na pior. Se o juiz tivesse apitado corretamente seríamos campeões, no entanto agora somos campeões das lágrimas", irritou-se o ex-treinador Karl-Heinz Körbel após a derrota de 1:2 para o já rebaixado Hansa Rostock. A vitória daria o segundo título ao Eintracht depois de 1959.

"Uma fatídica decisão minha"

Mas, acima de tudo, o claro pênalti de Stefan Böger, do Hansa, sobre Ralf Weber, do Eintracht, não marcado pelo juiz quando o jogo estava 1:1 esquentou os ânimos do Eintracht. "Uma fatídica decisão minha", admitiu o juiz Alfons Berg após ver as imagens no estúdio de TV.

Jogador da seleção, Weber, que após a partida partiu para cima do juiz com os punhos cerrados e só foi parado pelos seus colegas de time, ainda se lembra, muitos anos depois ainda relutante, do "escândalo de Rostock". "Chorei copiosamente por isso. Fico feliz que meus companheiros me conteram. Quem sabe o que mais poderia acontecer?", disse Weber.

Buchwald, o herói suábio

A pergunta nunca será respondida. Porém, é certo que nem mesmo um 2:2 teria dado o título ao SGE. Antes da última rodada o Eintracht liderava graças ao saldo de gols contra o VfB Stuttgart e o Borussia Dormund.

Ambos perseguiram o Eintracht durante toda a temporada, porém sem muita distância. Dortmund venceu o Duisburg por 1:0 graças ao gol de Stephane Chapuisat. Mas não foi o suficiente para o título, pois em Leverkusen o VfB Stuttgart venceu por 1:2. Guido Buchwald marcou o gol do título aos 85' minutos e levou os suábios ao título.

Clique aqui para ler a matéria original

Clique aqui para ver a classificação antes da última rodada

Clique aqui para ver a classificação após o escândalo da última rodada



Marcadores: , , , , , ,

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Hallenturnier

Após um longo intervalo finalmente um tempo hábil para atualizar o Bundesliga Blog BR!

Como todos sabem, as Ligas germânicas estão paradas, mas os clubes e as transferências não param! As transferências serão comentadas em outra postagem. Falemos aqui dos Hallenturnier, estes torneios tradicionais durante a Winterpause. Os Hallenturnier nada mais são do que torneios de futebol society (Hallenfußball). Os clubes que podem, viajam e participam de outras copas internacionais, como a Dubai Cup. E não é só de futebol society que vive a Winterpause. Muitos amistosos estão sendo realizados dentro e fora da Alemanha. Isso se estenderá até o início da Achtelfinale do DFB-Pokal em 27 de janeiro.

Confira os resultados de todos os amistosos de todos os times alemães na comunidade Deutsche Fußball Bundesliga no Orkut!

Os Hallenturnier têm vários formatos e regras: alguns são disputados em triangular, outros são disputados por seis, oito times... Eles duram somente um dia e variam quanto ao tempo de jogo: alguns têm dois tempos de 20 minutos, outros têm somente 40 ou 45 minutos de tempo de jogo ininterruptos.

Confira abaixo os campeões de alguns Hallenturnier:

Schweinske-Cup 2009

Participantes:

FC St. Pauli
SpVgg Greuther Fürth
FC Flora Tallinn
Cashpoint SCR Altach
Fortuna Düsseldorf
Kickers Emden
Altona 93
SV Curslack-Neuengamme

Final:
SpVgg Greuther Fürth |7:1| Fortuna Düsseldorf


Cup der Öffentlichen Versicherung

Participantes:

VfL Wolfsburg
Arminia Bielefeld
FC St. Pauli
VfL Osnabrück
Kickers Emden
VfL Oldenburg

Final:
VfL Wolfsburg |6:5| VfL Osnabrück (Penalidades)


Harder13 Cup

Participantes:

1899 Hoffenheim
Karlsruher SC
Eintracht Frankfurt
1. FC Kaiserslautern
SV Waldhof Mannheim
Brøndby IF

Final:
SV Waldhof Mannheim |3:4| Eintracht Frankfurt


Rheinland Cup

Participantes:

1. FC Köln
Bayer Leverkusen
Fortuna Düsseldorf
TuS Koblenz
Alemannia Aachen
FC St. Pauli

Final:
TuS Koblenz |1:2| 1. FC Köln


Hyundai Cup 2009 "Derby Fieber"

Participantes:

Borussia Dortmund
VfL Bochum
1. FC Köln
Bayer Leverkusen
Borussia Mönchengladbach
Preußen Münster

Final:
Bayer Leverkusen |7:8| Borussia Mönchengladbach (Penalidades)


Licher Hessen Cup 2009

Participantes:

Eintracht Frankfurt
VfL Wolfsburg
FSV Frankfurt
1. FSV Mainz 05
SV Wehen Wiesbaden
Kickers Offenbach

Final:
Kickers Offenbach |5:1| 1. FSV Mainz 05


Hallenfußball-Cup 2009

Participantes:

Arminia Bielefeld
Eintracht Frankfurt
VfL Osnabrück
Rot Weiss Ahlen
MSV Duisburg
SC Paderborn

Final:
Eintracht Frankfurt |4:2| Rot Weiss Ahlen


INTERSPORT Hallenmasters

Participantes:

FC Viktoria Pilsen
MSV Duisburg
All-Star-Team Global United
Energie Cottbus
Dukla Prag
1. FC Lok Leipzig

Final:
Dukla Prag |2:1| Energie Cottbus (Penalidades)