Deutsche Fußball Bundesliga Blog BR

Blog sobre o futebol na Alemanha em todas as suas vertentes e divisões. História, curiosidades, atualidade. Bundesliga, 2. Bundesliga, 3. Liga, Regionalliga, Oberliga.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

1997/98: FCK escreve a história da Bundesliga

Outra reprodução traduzida do site oficial da Bundesliga. Desta vez sobre uma das maiores façanhas da história do futebol alemão: o título do recém-promovido 1. FC Kaiserslautern em 1997/98. Façanha que o TSG Hoffenheim pode repetir em 2008/09.


Olaf Marschall carrega o Meisterschale: artilheiro e principal responsável pelo título


1997/1998: FCK escreve a história da Bundesliga

"Este título é a maior realização jamais conquistada no futebol alemão". Com este comentário superlativo, Günter Netzer comentou a conquista do 1. FC Kaiserslautern na temporada 1997/98 e a reconheceu como a mais surpreendente conquista da história dos esportes alemães.

O FCK, recém promovido da 2. Liga, conquistou o Meisterschale - ao todo, pela quarta vez - e com este título histórico secou as lágrimas de toda uma região que, dois anos antes, teve que lidar com o rebaixamento do tradicional clube.

Notícia de Duisburg

O "conto de fadas" tornou-se realidade no dia 2 de maio. Os "Roten Teufel" derrotaram o VfL Wolfsburg por 4:0 na penúltima rodada e o outro candidato ao título, Bayern München, apenas empatou sem gols com o MSV Duisburg: o título estava decidido.

"Os últimos 30 segundos até o apito final foram os mais longos da minha vida. A incerteza foi pior do que todo o esforço da temporada. E então chegou a notícia redentora de Duisburg", lembra-se o então atacante do FCK, Olaf Marschall, que, com 21 gols na temporada, foi o principal responsável pelo título.

Wolf, treinador do Wolfsburg: "a mais bela derrota"

Até mesmo o então treinador do VfL Wolfsburg, Wolfgang Wolf, ri das lembranças das indescritíveis cenas de comemoração no Betzenberg. "Foi a mais bela derrota que eu, como profissional, poderia permitir", confessa o antigo jogador do Kaiserslautern¹.

O título foi, ao mesmo tempo, a última conquista que Fritz Walter, ídolo do FCK, pôde celebrar. Em junho de 2002 o capitão de honra da seleção alemã veio a falecer. Walter acompanhou com entusiasmo toda a temporada, porém, acompanhava poucos jogos ao vivo.

O capitão da seleção campeã mundial de 1954 estava realmente orgulhoso do seu FCK e do treinador Otto Rehhagel: "Rehhagel realizou um excelente trabalho. Este título é único no futebol alemão. Pelo clube, por Kaiserslautern, por Pfalz e por todo o sudoeste."

Pfalz em bebedeira

As festividades pelo surpreendente título duraram mais do que uma semana e se estenderam até a última rodada, em Hamburg. Centenas de milhares de torcedores do FCK festejaram por toda Pfalz com festas espontâneas, carreatas e fogos de artifício. A região estava em alegria coletiva.

O Bayern, que dois anos antes havia demitido Rehhagel, começou a temporada perdendo para o recém-promovido Kaiserslautern de Rehhagel por 0:1. "Parabenizo o FCK e Otto Rehhagel, contra os quais lutamos até o fim com todo o coração", disse o então manager do FCB, Uli Hoeneß. Também o técnico Giovanni Trapattoni, que naquela temporada proporcionou o lendário "Flasche leer" ("garrafa vazia"), pronunciou-se, junto de Hoeneß, para a imprensa: "O Kaiserslautern tornou-se merecidamente o campeão".


¹Wolf foi jogador do Kaiserslautern de 1976 a 1988


Clique aqui para ler a matéria original

Clique aqui para ver a classificação antes da última rodada

Clique aqui para ver a classificação após a última rodada

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial