Deutsche Fußball Bundesliga Blog BR

Blog sobre o futebol na Alemanha em todas as suas vertentes e divisões. História, curiosidades, atualidade. Bundesliga, 2. Bundesliga, 3. Liga, Regionalliga, Oberliga.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

TSG 1899 Hoffenheim é Campeão de Inverno

Foi na conta do chá, mas o TSG Hoffenheim mostrou que trilha o caminho certo rumo ao título inédito. Já igualou a primeira façanha de 1997/98 do 1. FC Kaisernslautern: recém-promovido foi logo campeão de inverno. O time mostra uma certa frieza, aplicação tática, futebol agressivo e ofensivo e a ciência de saber jogar, independente se está na frente ou atrás do placar. Novamente, sem querer tirar o mérito da viória do Bayern, mas não fosse o lance de sorte do Luca Toni no final do jogo contra o Bayern, esse merecido Herbstmeisterschaft já estaria em Sinsheim já na rodada passada.

Tudo bem que é simbólico e não tem lá grande importância. Mas, para um time recém-promovido e um clube novo (apesar de fundado em 1899, somente em 1990 foi criado o departamento de futebol), é algo significativo. Pouca gente se dá conta, mas estamos presenciando algo histórico na Bundesliga, no futebol alemão, europeu e até mundial. Um pequeno clube de um minúsculo subúrbio (Hoffenheim, com aproximadamente 3.000 habitantes, é um subúrbio de Sinsheim) se organizou e escalou todas as divisões alemãs em pouquíssimo tempo e, além disso, quer (e parece que vai) chegar à elite do futebol europeu, na UEFA Champions League.

Claro que isso não está acontecendo à toa. Houve um planejamento e um investimento. Os frutos estão sendo colhidos em um curtíssimo prazo, o que torna o fenômeno ainda mais peculiar. Ficam as perguntas: o TSG vai conseguir criar uma estrutura sólida de modo que se mantenha na elite por décadas? Ou quando começar a primeira crise interna o clube vai seguir o caminho inverso? Quem viver verá. E estamos todos vendo o TSG 1899 Hoffenheim campeão de inverno.

Imagens:
tsg-hoffenheim.de

Marcadores: , , ,

2 Comentários:

  • Às 15 de dezembro de 2008 às 21:31 , Blogger Unknown disse...

    Não sei se o TSG conseguirá levantar o prato ao final da temporada, particularmente acho que não, mas só de chegar ao final do turno na liderança da Bundesliga já é um feito e tanto.

     
  • Às 15 de dezembro de 2008 às 22:42 , Anonymous Anônimo disse...

    Uma bela surpresa, mas também acho que não vai conseguir o título...
    Mas espero que fique com uma vaga na UCL.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial