Deutsche Fußball Bundesliga Blog BR

Blog sobre o futebol na Alemanha em todas as suas vertentes e divisões. História, curiosidades, atualidade. Bundesliga, 2. Bundesliga, 3. Liga, Regionalliga, Oberliga.

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

O fenômeno TSG

(ou: o Chelsea alemão - ou: o novo Bayern?)

Como explicar a ascensão de um time da 7ª para a 1º divisão em apenas 17 anos de atividade? O TSG 1899 Hoffenheim, como denuncia o nome, foi fundado em 1899, porém, somente em 1990 foi criado um departamento de futebol no clube. Dietmar Hopp, que jogou nos juniores do TSG, tornou-se co-fundador da SAP e investiu pesado na estruturação do clube. O planejamento foi a longo prazo e não se baseou na contratação de grandes estrelas. O importante era criar uma base permanente e não algo efêmero, onde estrelas do futebol viriam, conquistariam títulos e fossem embora. Foram anos de planejamento nas divisões de base e na revelação de jovens jogadores e na estrutura do clube. Um exemplo desse investimento é o novo estádio. Está planejado para janeiro de 2009 o término das obras do novo Rhein-Neckar-Arena, que substituirá o Dietmar-Hopp-Stadion, construído em 1999 pelo magnata da SAP. O TSG passará a jogar para um público de 30.500. O Dietmar-Hopp-Stadion tinha capacidade para apenas 5.000 pessoas.

Hoffenheim é um vilarejo localizado em Rhein-Neckar-Kreis, no distrito de Sinsheim, em Baden-Württemberg. Com a ascensão do TSG Hoffenheim para a Bundesliga, Hoffenheim passou a ser a menor cidade a ter um time na elite alemã. Hoffenheim possui apenas 3.272 habitantes (2006). Antes, Kaiserslautern (97.770 habitantes em 2007) era a menor cidade a ter um time na Bundesliga com o tradicional 1. FC Kaiserslautern. A população inteira de Hoffenheim cabe no Rhein-Neckar-Arena e sobra muito espaço!

Os investimentos na base também já dão os seus frutos. Desde 2001, quando foi criado o segundo time, o TSG Hoffenheim II subiu da Landesliga Nordbaden II (6ª divisão) para a Oberliga Baden-Württemberg (4ª divisão) em três anos e nela se mantém até hoje fazendo uma campanha melhor a cada temporada: terminou em 5º em 2007/08. É importante dizer que a criação da 3. Liga derrubou o TSG II para a 5ª divisão, mas o time não foi rebaixado, a Oberliga Baden-Württemberg que passou a ser considerada a 5ª divisão.
Todo esse investimento pesado e bem planejado me lembra dois times.
Primeiro, o Chelsea, que com a grana pesada do mega magnata Abramowitsch (um dos muitos magnatas que o desmembramento da URSS gerou) ergueu o obscuro time regional inglês para o topo de qualquer competição continental.

Segundo, o Bayern München. Por que o Bayern? Ora, de onde você acha que o Bayern surgiu? Durante os seus primeiros 57 anos de existência o FC Bayern foi o time de um único título, o Campeonato Alemão de 1931/1932 (contra o meu Eintracht Frankfurt...). Entre 1900 e 1960 os principais times alemães eram o SpVgg Fürth, 1. FC Nürnberg, Hamburger SV, Eintracht Frankfurt, Hertha BSC Berlin, 1. FC Köln, FC Schalke 04, Dresdner SC, Borussia Dortmund e Rot-Weiß Essen. Nem mesmo o VfB Stuttgart gozava de reconhecimento nacional. Menos ainda, pasmem, o FC Bayern München, que perambulava entre as zonas intermediárias das ligas regionais. Tanto que o Bayern não foi, sequer, membro fundador da Bundesliga em 1963 e só ingressou na Bundesliga na terceira edição em 1965/1966.
A abertura do mercado e os altos investimentos capitalistas (Adidas e afins) que a Bundesliga gerou na Alemanha nos anos 60 alavancou o Bayern a um outro patamar de investimento, bem acima dos demais clubes. A rigor, o Bayern é um time pós-anos 60, ou pós-Bundesliga.

Voltemos porém ao TSG 1899 Hoffenheim, que já conseguiu algo que muitos times tradicionais tentam há anos e não conseguem: liderar a Bundesliga. Times como o meu Eintracht Frankfurt, Hertha BSC, Bayer Leverkusen, Borussia Dortmund há muito não sabem o que é liderar a elite alemã pelo menos por uma rodada. Alguns alegam que a tabela ajudou, já que o TSG venceu o frágil Energie Cottbus e o recém-promovido Borussia Mönchengladbach. Porém, o TSG Hoffenheim é o caçula da Liga, é também o recém-promovido, é o recém-tudo! É muito cedo para dizer se o TSG conseguirá uma histórica vaga na UEFA, se terminará entre os 10 primeiros ou se retornará para a 2. Liga. Mas história o TSG já fez. E continua fazendo.

Imagens:
tsg-hoffenheim.de

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Finalmente jogos e jogos e mais jogos!

Teve início no final de semana passada a temporada 2008/2009 do futebol alemão. Bundesliga, 2. Bundesliga e as Regionalligen tiveram as suas primeiras rodadas.

Na 2. Liga, quem aparece líder após a primeira rodada é o recém-promovido FC Ingolstadt 04, que venceu o SpVgg Greuther Fürth em casa por 3:2. O Alemannia Aachen também começou bem, vencendo o SV Wehen no Tivoli por 2:1. RW Ahlen, SC Freiburg, 1. FC Nüernberg e TuS Koblenz também começaram vencendo. Aliás, não fosse o problema com a sua licença, o TuS Koblenz seria o líder da 2. Liga, mas foi penalizado com a perda de 3 pontos e, com a goleada sobre o RW Oberhausen por 3:0, o TuS saiu dos -3 para 0 ponto.

Na Bundesliga, o Schalke 04 começou arrasador: 3:0 no Hannover 96 e a liderança na primeira rodada. A surpresa, ou não, foi a goleada do debutante Hoffenheim, fora de casa, no Energie Cottbus. Nos clássicos, Bayern e Hamburger abriram a Bundesliga com um 2:2 e o Bayer Leverkusen perdeu em casa para o Borussia Dortmund por 2:3. VfL Wolfsburg, Karlsruher SC, VfB Stuttgart e Hertha BSC também venceram seus jogos. O Eintracht Frankfurt, que conseguiu um empate de 1:1 na reedição do melhor jogo da história da UEFA contra o Real Madrid, estreou bisonhamente em casa com uma derrota de 0:2 para o Hertha.

Bundesliga - 1. Spieltag
Bayern München |2:2| Hamburger SV
Schalke 04 |3:0| Hannover 96
VfL Wolfsburg |2:1| 1. FC Köln
Bayer Leverkusen |2:3| Borussia Dortmund
Karlsruher SC |1:0| VfL Bochum
Energie Cottbus |0:3| 1899 Hoffenheim
Arminia Bielefeld |2:2| Werder Bremen
Eintracht Frankfurt |0:2| Hertha BC Berlin
Bor. Mönchengladbach |1:3| VfB Stuttgart


Bundesliga - Classificação
01. Schalke 04 - 3
01. 1899 Hoffenheim - 3
03. VfB Stuttgart - 3

04. Hertha BSC Berlin - 3
05. Borussia Dortmund - 3

06. VfL Wolfsburg - 3
07. Karlsruher SC - 3
08. Arminia Bielefeld - 1
08. Bayern München - 1
08. Hamburger SV - 1
08. Werder Bremen - 1
12. Bayer Leverkusen - 0
13. 1. FC Köln - 0
14. VfL Bochum - 0
15. Borussia Mönchengladbach - 0
16. Eintracht Frankfurt - 0
17. Energie Cottbus - 0
17. Hannover 96 - 0


Confira os resultados e as classificações da 2. Liga, 3. Liga e das Regionalligen Nord, West e Süd na comunidade Deutsche Fußball Bundesliga no Orkut.

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Começa hoje a 46ª Bundesliga


Hoje, às 20:30 (15:30 Brasília), Bayern München e Hamburger SV dão o pontapé inicial na temporada 2008/09 da Bundesliga.

Hoje também é o início da 2. Bundesliga, com FSV Mainz 05 vs 1. FC Kaiserslautern, Alemannia Aachen vs SV Wehen Wiesbaden e FC St. Pauli vs VfL Osnabrück.

As Regionalligen também começam hoje.

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Real Madrid e Eintracht Frankfurt 48 anos depois


















Foi em 13 de maio de 1960 quando Real Madrid e Eintracht Frankfurt se enfrentaram pela primeira e última vez. A ocasião não poderia ser melhor: a final da Copa da Europa de 1960 (a atual Champions League). De um lado, o mágico Real Madrid de Puskas, Gento e Di Stefano. Do outro, o surpreendente Eintracht Frankfurt de Weilbächer, Stein, Pfaff e Meier. O Real Madrid dispensava apresentações: era o atual tetracampeão europeu, nove vezes campeão da Copa del Rey e seis vezes campeão da primeira divisão espanhola. Já o Eintracht Frankfurt era a surpresa, embora gozasse de boas campanhas na primeira divisão alemã, sempre falhara nos momentos decisivos e o único título havia sido conquistado no ano anterior daquela final memorável: campeão alemão de 1959 contra o maior rival Kickers Offenbach.

O Real Madrid eliminou o Jeunesse Esch, Nice e Barcelona para chegar à final contra o Eintracht Frankfurt. Este, por sua vez, eliminou o Young Boys, Wiener SC e Glasgow Rangers para enfrente o Real Madrid na final.


Os gols de Real Madrid 7:3 Eintracht Frankfurt

O Eintracht abriu o placar com Kress aos 18'. Porém, logo a máquina madrileña virou o jogo com Di Stefano aos 27' e aos 30'. O primeiro tempo terminou Real Madrid 2:1 Eintracht Frankfurt. Então veio o segundo tempo e com ele a chuva de gols: Puskas fez aos 46', 56', 60' e 71'. Stein descontou para o SGE aos 72', mas Di Stefano logo deu a resposta aos 73'. Aos 75' Stein fez a tréplica para o SGE mas o jogo já estava resolvido: Real Madrid 7:3 Eintracht Frankfurt, e o Real tocou a bola até o apito final.

Este jogo foi eleito o terceiro melhor jogo da história do futebol mundial. E, apesar da derrota acachapante, o Eintracht fez história ao inaugurar a presença alemã nas finais do campeonato mais importante da Europa. Até aquela oportunidade, NENHUM time alemão havia decidido um título internacional.

Hoje em dia, como todos sabem, Real Madrid e Eintracht Frankfurt vivem realidades bem diferentes. O Real sempre figura entre os favoritos da Liga espanhola enquanto o Eintracht sempre luta para se manter na Bundesliga.

Porém, as coisas já foram mais difíceis para o Eintracht, que conheceu o abismo da 2. Liga e vem se recuperando aos poucos. Na temporada 2007/08 o SGE terminou em 9º lugar, a melhor posição na Bundesliga nos últimos 14 anos! Pode ser pouco para um clube da importância e tradição do Eintracht, mas se compararmos o momento atual com os escândalos e da gravíssima crise financeira que o clube atravessou no fim da década de 90 e início da década de 2000 é um sim uma grande conquista. Vale lembrar que outros clubes tradicionais, como o 1. FC Kaiserslautern, atravessaram momentos semelhantes e ainda agonizam na crise sem fim.

Já as preocupações do Real Madrid geralmente se resumem em onde gastar milhões de euros: na contratação de uma nova estrela, na manutenção do estádio, em propaganda, etc.

48 anos depois finalmente o Eintracht terá a sua revanche. Real Madrid e Eintracht Frankfurt se encontrarão hoje, às 20:30 (15:30 Brasília), em Frankfurt. Como há 48 anos, o Real Madrid é o franco favorito. Não vale taça, não vale o título de campeão europeu, mas um empate já teria um certo sabor de "vingança" para o Eintracht.

O site oficial do Real Madrid dá um destaque especial ao confronto, oferecendo matérias e vídeos sobre a final de 1960.

Veremos se Amanatidis, Fenin, Liberopoulos e cia vingarão Weilbächer, Stein e Meier ou se Robinho, Van Nistelrooy, Raul e cia darão outro show no estilo Puskas, Di Stefano e Gento.

domingo, 10 de agosto de 2008

Resultados do DFB-Pokal

SV Niederauerbach |1:5| 1. FC Köln

SpVgg Unterhaching |0:2| SC Freiburg

Preußen Münster |0:0| - |0:0| - |5:6| VfL Bochum*

*Erzgebirge Aue |0:0| - |0:0| - |5:4| FC St. Pauli

Kickers Offenbach |1:0| SpVgg Greuther Fürth

FSV Frankfurt |2:0| VfL Osnabrück

Eintracht Trier |1:3| Hertha BSC Berlin

Eintracht Nordhorn |3:9| Werder Bremen

Holstein Kiel |0:2| Hansa Rostock

SV Babelsberg 03 |1:1| - |1:2| FSV Mainz 05**

Rot-Weiss Essen |1:3| Borussia Dortmund

Hallescher FC |0:5| Hannover 96

VfB Fichte Bielefeld |1:8| Bor. Mönchengladbach

FC Wegberg-Beeck |1:4| Alemannia Aachen

FC Ingolstadt |1:3| Hamburger SV

FC 08 Homburg |0:3| FC Schalke 04

SC Pfullendorf |0:3| Eintracht Frankfurt

Tennis Borussia Berlin |0:3| Energie Cottbus

Carl Zeiss Jena |2:1| 1. FC Kaiserslautern

SC Paderborn |0:0| - |0:0| - |2:4| FC Augsburg*

Spvgg Ansbach |0:5| Karlsruher SC

ASV Bergedorf 85 |1:5| MSV Duisburg

TSG Neustrelitz |0:2| 1860 München

1. FC Heidenheim |0:3| VfL Wolfsburg

*FC Oberneuland |0:0| - |0:0| - |6:5| TuS Koblenz

ASV Durlach |1:2| Arminia Bielefeld

SV Darmstadt 98 |0:2| SV Wehen Wiesbaden

Rot-Weiß Oberhausen |1:1| - |2:3| Bayer Leverkusen**

Chemnitzer FC |0:1| 1899 Hoffenheim

FC Hansa Lüneburg |0:5| VfB Stuttgart

Rot-Weiss Ahlen |0:0| - |0:0| -|3:4| 1. FC Nürnberg*



*Penalty Shoot-Out
**Extra-Time



Só falta o jogo do queridinho da DFB: Rot-Weiß Erfurt e Bayern München, que começa às 15:30 (Brasília).

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Os troféus "Viktoria" e "Meisterschale"


























De 1903 a 1944, o grande campeão alemão ficava com o troféu Viktoria (imagem esquerda), ou "Viktoria Meisterschaftstrophaee", doado pelo príncipe Wilhelm da Prússia. Originalmente, o troféu seria ofertado alternadamente ao campeão alemão de futebol e ao campeão alemão de rugby. Como o futebol tornou-se o principal esporte na Alemanha, o troféu então ficou em poder da DFB.

O último time a ganhar o Viktoria foi o Dresdner SC ao bater por 4:0 o clube da força aérea Luftwaffen SV Hamburg, no Olympiastadion, em Berlim, em 1944.
Devido a confusão causada pela Segunda Grande Guerra, o troféu desapareceu. Décadas mais tarde ele foi encontrado no cofre de um banco na Alemanha Oriental. Um torcedor do Dresdner SC o havia depositado lá para maior segurança, esperando preservar o troféu. Depois de encontrado, o troféu voltou para a DFB. Enquanto isso, um novo troféu havia sido produzido em 1949, o Meisterschale (imagem direita), apelidado de "prato de salada".
Portanto, o primeiro campeão do pós-guerra, 1. FC Nürnberg, em 1948, não levou o Meisterschale.

O Meisterschale original tem o diâmetro de 50 cm e valia aproximadamente 18.000 marcos alemães (aprox. US$ 12.000). De acordo com a DFB, o valor atual do troféu é aproximadamente 50.000 marcos alemães (US$ 34.000).

O troféu original é feito de 5,5 kg de prata e possui cinco turmalinas grandes e onze pequenas, tendo ao todo 175 quilates. O troféu foi desenhado por Elisabeth Treskow, da Escola de Artistas de Köln.

O nome de todos os campeões alemães desde 1903, começando portanto pelo VfB Leipzig (atual 1. FC Lokomotive Leipzig), estão esculpidos no prato.




Em 1981, o prato tornou-se pequeno para futuras inscrições e então um anel de prata teve que ser acrescentado por baixo, sendo preso ao troféu original com cintas de prata. Este anel de prata aumentou 45 mm o aro original e é ornamentado com cinco turmalinas-cabochons de 71 quilates, cada uma coberta de ouro e fixa entre os novos pratos de inscrições.

Deste modo, espaço suficiente foi adicionado para esculpir os nomes dos futuros campeões por mais 30 anos. O artista que desenhou e produziu o "novo" Meisterschale foi o ferreiro Adolf Kunesch, de Rodenbach.
Após alargado, o troféu possui agora um diâmetro de 53 cm e pesa aproximadamente 11 kg.

Clique aqui para ver o Meisterschale em mais detalhes!


Imagens:
fc-koeln.de
zinnversand.de