Deutsche Fußball Bundesliga Blog BR

Blog sobre o futebol na Alemanha em todas as suas vertentes e divisões. História, curiosidades, atualidade. Bundesliga, 2. Bundesliga, 3. Liga, Regionalliga, Oberliga.

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Real Madrid e Eintracht Frankfurt 48 anos depois


















Foi em 13 de maio de 1960 quando Real Madrid e Eintracht Frankfurt se enfrentaram pela primeira e última vez. A ocasião não poderia ser melhor: a final da Copa da Europa de 1960 (a atual Champions League). De um lado, o mágico Real Madrid de Puskas, Gento e Di Stefano. Do outro, o surpreendente Eintracht Frankfurt de Weilbächer, Stein, Pfaff e Meier. O Real Madrid dispensava apresentações: era o atual tetracampeão europeu, nove vezes campeão da Copa del Rey e seis vezes campeão da primeira divisão espanhola. Já o Eintracht Frankfurt era a surpresa, embora gozasse de boas campanhas na primeira divisão alemã, sempre falhara nos momentos decisivos e o único título havia sido conquistado no ano anterior daquela final memorável: campeão alemão de 1959 contra o maior rival Kickers Offenbach.

O Real Madrid eliminou o Jeunesse Esch, Nice e Barcelona para chegar à final contra o Eintracht Frankfurt. Este, por sua vez, eliminou o Young Boys, Wiener SC e Glasgow Rangers para enfrente o Real Madrid na final.


Os gols de Real Madrid 7:3 Eintracht Frankfurt

O Eintracht abriu o placar com Kress aos 18'. Porém, logo a máquina madrileña virou o jogo com Di Stefano aos 27' e aos 30'. O primeiro tempo terminou Real Madrid 2:1 Eintracht Frankfurt. Então veio o segundo tempo e com ele a chuva de gols: Puskas fez aos 46', 56', 60' e 71'. Stein descontou para o SGE aos 72', mas Di Stefano logo deu a resposta aos 73'. Aos 75' Stein fez a tréplica para o SGE mas o jogo já estava resolvido: Real Madrid 7:3 Eintracht Frankfurt, e o Real tocou a bola até o apito final.

Este jogo foi eleito o terceiro melhor jogo da história do futebol mundial. E, apesar da derrota acachapante, o Eintracht fez história ao inaugurar a presença alemã nas finais do campeonato mais importante da Europa. Até aquela oportunidade, NENHUM time alemão havia decidido um título internacional.

Hoje em dia, como todos sabem, Real Madrid e Eintracht Frankfurt vivem realidades bem diferentes. O Real sempre figura entre os favoritos da Liga espanhola enquanto o Eintracht sempre luta para se manter na Bundesliga.

Porém, as coisas já foram mais difíceis para o Eintracht, que conheceu o abismo da 2. Liga e vem se recuperando aos poucos. Na temporada 2007/08 o SGE terminou em 9º lugar, a melhor posição na Bundesliga nos últimos 14 anos! Pode ser pouco para um clube da importância e tradição do Eintracht, mas se compararmos o momento atual com os escândalos e da gravíssima crise financeira que o clube atravessou no fim da década de 90 e início da década de 2000 é um sim uma grande conquista. Vale lembrar que outros clubes tradicionais, como o 1. FC Kaiserslautern, atravessaram momentos semelhantes e ainda agonizam na crise sem fim.

Já as preocupações do Real Madrid geralmente se resumem em onde gastar milhões de euros: na contratação de uma nova estrela, na manutenção do estádio, em propaganda, etc.

48 anos depois finalmente o Eintracht terá a sua revanche. Real Madrid e Eintracht Frankfurt se encontrarão hoje, às 20:30 (15:30 Brasília), em Frankfurt. Como há 48 anos, o Real Madrid é o franco favorito. Não vale taça, não vale o título de campeão europeu, mas um empate já teria um certo sabor de "vingança" para o Eintracht.

O site oficial do Real Madrid dá um destaque especial ao confronto, oferecendo matérias e vídeos sobre a final de 1960.

Veremos se Amanatidis, Fenin, Liberopoulos e cia vingarão Weilbächer, Stein e Meier ou se Robinho, Van Nistelrooy, Raul e cia darão outro show no estilo Puskas, Di Stefano e Gento.

1 Comentários:

  • Às 2 de outubro de 2008 às 00:57 , Blogger Borusso disse...

    Tá loko! Ali ñ tinha como mesmo...o Puskas entrou chapelando na área, lance em que o Del Sol tava impedido...quer dz, agora começo a entender por que essa partida foi a 3ª maior da história.
    Golaço do Stein depois na 2ª etapa, lá no ângulo e s/ chance pro guarda-metas merengue.

    [módulo conspiracy theory on]Talvez o SGE tenha dado um pouco de azar da final ser pré-marcada pra Glasgow lol. É que na semi ele tirou os Rangers...e notei que a torcida local pendeu pros espanhóis.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial