Deutsche Fußball Bundesliga Blog BR

Blog sobre o futebol na Alemanha em todas as suas vertentes e divisões. História, curiosidades, atualidade. Bundesliga, 2. Bundesliga, 3. Liga, Regionalliga, Oberliga.

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

O fenômeno TSG

(ou: o Chelsea alemão - ou: o novo Bayern?)

Como explicar a ascensão de um time da 7ª para a 1º divisão em apenas 17 anos de atividade? O TSG 1899 Hoffenheim, como denuncia o nome, foi fundado em 1899, porém, somente em 1990 foi criado um departamento de futebol no clube. Dietmar Hopp, que jogou nos juniores do TSG, tornou-se co-fundador da SAP e investiu pesado na estruturação do clube. O planejamento foi a longo prazo e não se baseou na contratação de grandes estrelas. O importante era criar uma base permanente e não algo efêmero, onde estrelas do futebol viriam, conquistariam títulos e fossem embora. Foram anos de planejamento nas divisões de base e na revelação de jovens jogadores e na estrutura do clube. Um exemplo desse investimento é o novo estádio. Está planejado para janeiro de 2009 o término das obras do novo Rhein-Neckar-Arena, que substituirá o Dietmar-Hopp-Stadion, construído em 1999 pelo magnata da SAP. O TSG passará a jogar para um público de 30.500. O Dietmar-Hopp-Stadion tinha capacidade para apenas 5.000 pessoas.

Hoffenheim é um vilarejo localizado em Rhein-Neckar-Kreis, no distrito de Sinsheim, em Baden-Württemberg. Com a ascensão do TSG Hoffenheim para a Bundesliga, Hoffenheim passou a ser a menor cidade a ter um time na elite alemã. Hoffenheim possui apenas 3.272 habitantes (2006). Antes, Kaiserslautern (97.770 habitantes em 2007) era a menor cidade a ter um time na Bundesliga com o tradicional 1. FC Kaiserslautern. A população inteira de Hoffenheim cabe no Rhein-Neckar-Arena e sobra muito espaço!

Os investimentos na base também já dão os seus frutos. Desde 2001, quando foi criado o segundo time, o TSG Hoffenheim II subiu da Landesliga Nordbaden II (6ª divisão) para a Oberliga Baden-Württemberg (4ª divisão) em três anos e nela se mantém até hoje fazendo uma campanha melhor a cada temporada: terminou em 5º em 2007/08. É importante dizer que a criação da 3. Liga derrubou o TSG II para a 5ª divisão, mas o time não foi rebaixado, a Oberliga Baden-Württemberg que passou a ser considerada a 5ª divisão.
Todo esse investimento pesado e bem planejado me lembra dois times.
Primeiro, o Chelsea, que com a grana pesada do mega magnata Abramowitsch (um dos muitos magnatas que o desmembramento da URSS gerou) ergueu o obscuro time regional inglês para o topo de qualquer competição continental.

Segundo, o Bayern München. Por que o Bayern? Ora, de onde você acha que o Bayern surgiu? Durante os seus primeiros 57 anos de existência o FC Bayern foi o time de um único título, o Campeonato Alemão de 1931/1932 (contra o meu Eintracht Frankfurt...). Entre 1900 e 1960 os principais times alemães eram o SpVgg Fürth, 1. FC Nürnberg, Hamburger SV, Eintracht Frankfurt, Hertha BSC Berlin, 1. FC Köln, FC Schalke 04, Dresdner SC, Borussia Dortmund e Rot-Weiß Essen. Nem mesmo o VfB Stuttgart gozava de reconhecimento nacional. Menos ainda, pasmem, o FC Bayern München, que perambulava entre as zonas intermediárias das ligas regionais. Tanto que o Bayern não foi, sequer, membro fundador da Bundesliga em 1963 e só ingressou na Bundesliga na terceira edição em 1965/1966.
A abertura do mercado e os altos investimentos capitalistas (Adidas e afins) que a Bundesliga gerou na Alemanha nos anos 60 alavancou o Bayern a um outro patamar de investimento, bem acima dos demais clubes. A rigor, o Bayern é um time pós-anos 60, ou pós-Bundesliga.

Voltemos porém ao TSG 1899 Hoffenheim, que já conseguiu algo que muitos times tradicionais tentam há anos e não conseguem: liderar a Bundesliga. Times como o meu Eintracht Frankfurt, Hertha BSC, Bayer Leverkusen, Borussia Dortmund há muito não sabem o que é liderar a elite alemã pelo menos por uma rodada. Alguns alegam que a tabela ajudou, já que o TSG venceu o frágil Energie Cottbus e o recém-promovido Borussia Mönchengladbach. Porém, o TSG Hoffenheim é o caçula da Liga, é também o recém-promovido, é o recém-tudo! É muito cedo para dizer se o TSG conseguirá uma histórica vaga na UEFA, se terminará entre os 10 primeiros ou se retornará para a 2. Liga. Mas história o TSG já fez. E continua fazendo.

Imagens:
tsg-hoffenheim.de

2 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial