Deutsche Fußball Bundesliga Blog BR

Blog sobre o futebol na Alemanha em todas as suas vertentes e divisões. História, curiosidades, atualidade. Bundesliga, 2. Bundesliga, 3. Liga, Regionalliga, Oberliga.

terça-feira, 20 de maio de 2008

"Alles hat ein Ende, nur die Wurst hat zwei"

E chega ao fim a temporada 2007/08 do futebol profissional alemão. Já conhecemos os campeões, os classificados à UEFA Champions League, UEFA Cup, UEFA Intertoto Cup, os rebaixados e os promovidos. Vamos à lista:


BUNDESLIGA

Campeão:










FC Bayern München

UEFA Champions League:
FC Bayern München
SV Werder Bremen
FC Schalke 04 (pré UEFA Champions League)

UEFA Cup:
Hamburger SV
VfL Wolfsburg
Borussia VB Dortmund (vice-campeão DFB-Pokal)

UEFA Intertoto Cup:
VfB Stuttgart

Rebaixados à 2. Bundesliga:
1. FC Nürnberg
FC Hansa Rostock
MSV Duisburg



2. BUNDESLIGA

Campeão:

VfL Borussia Mönchengladbach

Promovidos à Bundesliga:
VfL Borussia Mönchengladbach
TSG 1899 Hoffenheim
1. FC Köln

Rebaixados à 3. Bundesliga:
Kickers Offenbach FC
FC Erzgebirge Aue
SC Paderborn
FC Carl Zeiss Jena

-------------------------------

Os grandes campeões da temporada passada, VfB Stuttgart (Bundesliga) e 1. FC Nürnberg (DFB-Pokal) monstraram uma decadência impressionante. Principalmente o Nürnberg, que foi do título do Pokal para a segunda divisão.

A grande decepção da temporada passada, FC Bayern München, investiu - como só ele no futebol alemão pode e consegue investir - e as contratações deram resultado. Os principais destaques, sem dúvida, foram Franck Ribéry e Luca Toni. Todo o investimento não conseguiu honrar o nome do Bayern na UEFA Cup, mas foi mais do que o suficiente para levar o Bayern novamente ao topo pelo menos na Alemanha.

A grande surpresa da temporada foi o VfL Wolfsburg do ex-treinador do Bayern, Felix Magath, que veio correndo por fora e, na hora decisiva, soube se impor e garantiu pela segunda vez na história do clube a vaga na UEFA Cup, que terá também o Hamburger SV e o burocrático Borussia Dortmund que, não fosse a mediocridade de outros times, estaria no desespero do rebaixamento. Aliás, Borussia Dortmund e Hertha BSC Berlin são dois times que atualmente vivem do nome e têm mostrado pouco futebol...

Mais surpresa que os Wölfe só o TSG 1899 Hoffenheim na 2. Bundesliga... Fundado em 1899, o clube só priorizou o futebol a partir de 1990 (até então o clube priorizava a ginástica, tradição na Alemanha, assim como no Brasil alguns clubes priorizavam o remo) e, desde então, subiu da sétima divisão (A-Liga, em 1990/91) para a Bundesliga (2008/09)! Um dos responsáveis pelo sucesso do Hoffenheim é o treinador Ralf Rangnick, ex-VfB Stuttgart, Hannover 96 e Schalke 04.

O outro responsável, sem dúvida o de mais peso, é todo o investimento do clube no futebol. Ajudado por Dietmar Hopp, co-fundador da SAP, uma grande empresa de software, o clube não investiu em grandes contratações, mas organizou-se no objetivo de montar uma base forte e investir em jovens jogadores. Os frutos estão sendo colhidos e o TSG disputará pela primeira vez na história a elite do futebol alemão.

De volta à elite também estão os tradicionalíssimos Borussia Mönchengladbach e 1. FC Köln. O 'Gladbach dominou a 2. Liga do início ao fim. O Köln conseguiu melhorar o desempenho na reta final.

Na parte do rebaixamento para a nova 3. Liga, não podemos esquecer da luta do Kaiserslautern, tetra campeão alemão (em 1950/51 e 1952/53 e campeão da Bundesliga 1990/91 e 1997/98 - esta, aliás, sendo recém promovido da 2. Liga! Em 1996/97 o time subiu para a Bundesliga e em 1997/98 o Lautern levou o prato!).

E, depois de uma desastrosa campanha durante toda a temporada, no final o Kaiser conseguiu mais um fato histórico: quatro rodadas antes da última rodada o Kaiserslautern estava a 8 pontos da zona limite da degola. Nenhum outro time ma história do futebol alemão conseguiu reverter tamanha desvantagem e se livrar do rebaixamento!

Agora é esperar agosto de 2009 chegar para que tenhamos novamente as emoções do melhor e mais emocionante (e mais subestimado...) campeonato da Europa.

O futebol profissional está encerrado, mas as ligas semi-profissionais e amadoras ainda estão em curso e se aproximam do final! Futuramente falaremos sobre elas.


Tschü!
Imagens:
bundesliga.de

1 Comentários:

  • Às 6 de junho de 2008 às 20:43 , Blogger Borusso disse...

    Bela a camisa do xará M'G'bach. Parabéns a eles pelo título(parece que nesta Bundesliga vão dar trabalho) e ao MSI/Hoffenheim(lol=D) e Köln pela subida. Uma pena o 1860 ter ficado de fora. Começaram à toda e...bem, tomara que agora consigam.
    Já era antológica a façanha do Roten Teufel no ½ dos 90's! A superação deles este ano então...vai gostar de viver emoções fortes assim lá em Kaiserslautern :p

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial